segunda-feira, 3 de junho de 2013

O Poder da Fé

A fé é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.
A fé acompanha absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo. A expressão se relaciona semanticamente com os verbos crer, acreditar, confiar e apostar, embora estes três últimos não necessariamente exprimam o sentimento de fé, posto que podem embutir dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano. A relação da fé com os outros verbos, consiste em nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, por uma hipótese a qual se acredita, ou confia, ou aposta ser verdade. Portanto se uma pessoa acredita, confia ou aposta em algo, não significa necessariamente que ela tenha fé. Diante dessas considerações, embora não se observe oposição entre crença e racionalidade, como muitos parecem pensar, deve-se atentar para o fato de que tal oposição é real no caso da fé, principalmente no que diz respeito às suas implicações no processo de aquisição de conhecimento, que pode ser resumidas à oposição direta à dúvida e ao importante papel que essa última desempenha na aprendizagem.
É possível nutrir um sentimento de fé em relação a um pessoa, um objeto inanimado, uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, um paradigma popular social e historicamente instituído, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião. Tal sentimento não se sustenta em evidências, provas ou entendimento racional (ainda que este último critério seja amplamente discutido dentro da epistemologia e possa se refletir em sofismos ou falácias que o justifiquem de modo ilusório) e, portanto, alegações baseadas em fé não são reconhecidas pela comunidade científica como parâmetro legítimo de reconhecimento ou avaliação da verdade de um postulado. É geralmente associada a experiências pessoais e herança cultural podendo ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente (mas não exclusivamente) no contexto religioso, e usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé, o que caracteriza raciocínio circular.
A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais (tais como reconforto em momentos de aflição desprovidos de sinais de futura melhora, relacionando-se com esperança) e a motivos considerados moralmente nobres ou estritamente pessoais e egoístas. Pode estar direcionada a alguma razão específica (que a justifique) ou mesmo existir sem razão definida. E, como mencionado anteriormente, também não carece absolutamente de qualquer tipo de argumento racional.
Abraão era o pai da fé. Por quê? Porque foi o primeiro a crer antes de ver.
-Ilustração: História do cavalo que caiu no poço e o dono não tinha como tirá-lo, por isso resolveu enterrá-lo, então o cavalo sacudia o pó que caia em cima dele e subia em cima até chegar ao alto. Aplicação: a Fé não se conforma com as más notícias e supera tudo.
Qual a diferença entre crer e fé? Fé é crer naqueilo que não vemos (Hebreus 11.1) e crer é agir pela fé.
Relembrar a história de Abraão que pela fé saiu de sua terra, esperou ter um filho e o entregou ao Senhor.
Você tem fé? Como ter uma fé poderosa?
Vamos aprender saber como é a fé poderosa:
-->
1- A FÉ nos dá direito à bênção: v.1-5
Abraão sem ter praticado obra alguma da lei, mas agindo por fé recebeu a bênção com direito.
Como um trabalhador que recebe seu salário, a bênção é o resultado da fé.

2- Pela Graça recebemos a promessa: v.13-16
Tudo que Deus faz é de Graça. Não há nada que possamos fazer além de crer na promessa da Graça de Deus.
Muitas pessoas querem pagar algo que já está pago por Cristo na cruz. (Ilustração: homem que estava carregando um peso e ganhou uma carona e continuou carregando dentro do carro).

3– Pela fé até o que não exisitia passa a existir: v.17
Deus criou o mundo pela sua palavra quando não existia nada – esta é a matéria prima de Deus – e Jesus nos ensiou a crer que já recebemos (Marcos 11.24).
Precisamos chamar à existência aquilo que nos falta. Como fé, perdão, libertação, paz, alegria, etc.

4- A fé espera contra a esperança: v.18
Nadamos contra a correnteza e não somos levados pela enxurrada da vida. Muitas vezes não podemos ouvir o que nos falam de mal e apenas crer como fez Saul quando zombaram dele ser rei (I Samuel 10.26,27).
O que é ESPERANÇA?
É esperar confiando, credo, a continuação da fé.

5- A fé admite as dificuldades sem desanimar:v.19-22
A fé não ignora os problemas, mas leva mais em consideração o que crê do que o que vê.
Abraão e Sara sabiam que era difícil, mas fortaleceram sua fé ‘dando glóra a Deus’ com convicção de que se cumpriria a promessa.

5- A promessa da fé é para todos nós: v.23-25
A mesma promessa serve par todos nós e Deus pode fazer o impossível em sua vida.
Creia nisso.

-CONCLUSÃO:
Para crescer é preciso se alimetar e se exercitar. Busque uma fé poderosa alimentando-se da Palavra de Deus e exercitando.
Você tem uma fé viva e poderosa?
-Oração: altar ou de joelhos.
“Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis” Marcos 11.24
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, 
e a prova das coisas que se não vêem” Hebreus 11.1



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ler o blog. Agora deixe-me seu feedback.

sitemap: http://cdn.snapsitemap.com/sitemap/91851.xml.gz