segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Amizade


Amizade é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
A amizade pode ter como origem um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.
A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
 A amizade tem sido considerada pela religião e cultura popular, como uma experiência humana de vital importância, inclusive tendo sido santificada por várias religiões. No Poema de Gilgamesh, se relata a amizade entre Gilgamesh e Enkidu. Os greco-romanos tinham, entre outros vários exemplos, a amizade entre Orestes e Pílades. Na Bíblia, cita-se no livro de 1 Samuel, a amizade entre Davi (que depois se tornaria rei em Israel) e Jonatas (filho do Rei Saul). Os evangelhos canônicos falam a respeito de uma declaração de Jesus, "Nenhum amor pode ser maior que este o de sacrificar a própria vida por seus amigos.”. Salomão escreveu a sabedoria da Amizade em seus Provérbios: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão".
As relações de amizade são amplamente retratadas tanto na literatura como no cinema e na televisão. Como exemplos, podemos citar: Dom Quixote e Sancho Pança, Sherlock Holmes e Watson, os Três Mosqueteiros, O gordo e o magro, Os três patetas, a série Friends, entre outros.
A Bíblia nos adverte tanto sobre amizades, que não podemos tratar com descaso esse assunto. Deus nos fez seres sociais. Não fomos programados para viver sozinhos, mas em sociedade, e se é verdade que nos tornamos como nossos amigos, se um relacionamento de amizade é uma “via de mão dupla”, que dizer: influenciamos e somos influenciados, então devemos escolher os amigos com sabedoria.

Acredito que a principal qualidade que se deve procurar num amigo não é aparência, talentos, riqueza, influência, esperteza ou popularidade, mas sim o quanto ele (ou ela) ama e teme a Deus. Se fizermos parte da Família de Deus, as pessoas que estarão compartilhando da nossa vida têm que ter a mesma linguagem de amor e temor a Deus. Isso não quer dizer em hipótese alguma que não vamos mais nos relacionar com aqueles que não conhecem ao Senhor, pelo contrário, somos instrumentos de Deus para trazer outros para o seu reino. Somos instrumentos da verdade e do amor de Deus. No entanto, nossos relacionamentos mais próximos, aqueles que nos influenciam e que são influenciados por nós tem que ser com pessoas que amam e temem a Deus. “As más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15.33). Existe um ditado popular que quase repete o versículo bíblico que lemos: “Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”. Não tenha medo de afastar-se de uma amizade que você percebe que está sendo prejudicial a você.  Faça isso rapidamente. Peça ajuda se for preciso. Os pastores e os lideres da sua igreja estão aí para te ajudar.
Amizade verdadeira é aquela que existe entre pessoas, entre pessoas e animais, onde um pode confiar no outro acima de qualquer coisa. Amizade verdadeira é aquela que ambas as partes preocupam-se e zelam pela outra pessoa, independente da situação, do momento.
Amizade verdadeira é um tópico bastante discutido nos dias atuais, uma vez que, com o mundo globalizado, e o capitalismo, muitas pessoas acabam se preocupando apenas com a profissão, com a família e esquecem de suas amizades, ou então, são amigos de outros apenas por interesses, sejam eles profissionais, ou não.
Amizade verdadeira é também chamada a relação de pessoas com seus animais de estimação. A relação recebe esse nome uma vez que os animais não exigem nada, além de suas necessidades básicas e afagos, eles não possuem segundas intenções, eles não reclamam, não brigam, e estão sempre disponíveis, basta apenas uma chamada.
A amizade verdadeira é bastante comum tanto em homens, quanto em mulheres, porém, homens tendem a manter suas amizades durante mais tempo, uma vez que as mulheres tendem a criar conflitos e guardá-los para si, muitas vezes, afastando-se de amigas que realmente eram verdadeiras. A amizade verdadeira é aquela onde o indivíduo não pensa duas vezes em ajudar o outro, está sempre disponível, independente do horário, faz esforços sem pedir nada em troca, e esse tipo de relacionamento está se tornando cada vez mais rara.
e você não tem amigos chegados que sejam cristãos e tementes a Deus de verdade, comece a orar, pedindo ao Senhor. Lembre-se: “Amizade é uma via de duas mãos”, isto é, se você quer amigos disponha-se em primeiro lugar para ser, você também um amigo. A seguir quero passar para você alguns conselhos bíblicos sobre amizade: SINAIS DE UM AMIGO DESEJÁVEL:
1) Um amigo desejável lhe diz a verdade em amor. “Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeiam são enganosos” (Provérbios 27.6). Uma pessoa que nunca discorda de você em nada, também não acrescentará nada, não ajudará em nada.

2) Um amigo desejável sabe dar bons conselhos. “Como o óleo e o perfume alegram o coração assim o amigo encontra doçura num conselho cordial”. (Provérbios 27.9). Um bom amigo te ajudará a ser melhor filho, melhor irmão, melhor funcionário e assim por diante.

 3) Um amigo desejável nos incentiva a crescer, mesmo que seja discordando de nós. “Como ferro com ferro se afia, assim o homem ao seu amigo” (Provérbios 27.17).

 4) Um amigo desejável não se esconde na hora da dificuldade, mas está sempre pronto a ajudar. “Em todo o tempo ama o amigo, e na hora da angústia nasce o irmão”. (Provérbios 17.17).
SINAIS DE UM AMIGO INDESEJÁVEL:

1) Um amigo indesejável é imoral e não tem consideração pelos outros. “Mas agora vos escrevo que não vos associeis com alguém que se dizendo irmão for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberão, ou roubador. Com esse tal nem ainda comais”. (1 Coríntios 5.11). Uma pessoa que cause constrangimento a você porque não sabe portar-se com respeito aos mais velhos, ou porque tem boca suja, ou fala piadas imorais etc. definitivamente não é uma pessoa enviada por Deus para sua companhia.

2)Um amigo indesejável é inconstante. “Não te associes com os revoltosos. Porque de repente levantará a sua perdição” (Provérbios 24.21). Cuidado com pessoas que estão sempre achando “defeitos” na igreja e na liderança. Para o Senhor o pecado de rebelião é como o pecado de feitiçaria.

3)Um amigo indesejável dá conselhos ímpios, contrários a Palavra de Deus. “Bem - aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios...” (Salmos 1.1). Cuidado com os conselhos como: Você não pode deixar isso assim, tem que se vingar. Uma mentirinha só não faz mal a ninguém.

4)Um amigo indesejável é inconsequente em suas ações.“Quem anda com sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro de insensatos se tornará mal” (Provérbios 13.20).

Faça uma reflexão sobre suas amizades. As pessoas com quem você se relaciona tem seguido o padrão da Palavra de Deus? São pessoas que acrescentam alguma coisa boa a você? Há pessoas que além de não acrescentarem nada de bom ainda agem “vampiros emocionais”, isto é, exigindo uma atenção e uma lealdade além do normal. No mínimo estranha (se você é meu amigo não pode ser amigo de mais ninguém). Isso não é sadio. Não tenha medo de afastar-se de pessoas que sugam a sua energia emocional, ou que querem atenção exclusiva. Afaste-se ainda daquelas que afastam você da igreja. Essas são um laço do diabo nos seus pés. Mas abra o seu coração e peça a Deus que te ajude a ser amigo e irmão.





0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ler o blog. Agora deixe-me seu feedback.

sitemap: http://cdn.snapsitemap.com/sitemap/91851.xml.gz