terça-feira, 16 de julho de 2013

Semana Missionária


O que é?
São os dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)

Quando?
De 17 à 20 de Julho de 2013

Onde?
No nosso caso, faremos a Pré Jornada em Campinas, ou seja, participaremos dos eventos e ficaremos responsáveis pela acolhida dos peregrinos que vêm para nossa cidade

Para que?
Assim como em sua origem na JMJ de Paris, em 1997, a Igreja promove estes encontros “antecipados” como um modo de:
evangelizar, acolher os peregrinos, motivar os jovens à participarem da JMJ, integração dos jovens de culturas diferentes, uma preparação para a Jornada

O que de fato acontece nesse período?
Teremos eventos possibilitando o encontro religioso, solidário, cultural, turístico entre os aproximadamente 2.500 jovens de diversas localidades, que serão acolhidos pela Arquidiocese de Campinas.
São 3 os objetivos básicos:
- Experiência de fé
- Experiência cultural
- Experiência de solidariedade

A partir desta quarta-feira (17/07), Campinas e cidades da região contam com eventos da Semana Missionária, que antecede as festividades da vinda do papa Francisco ao Rio de Janeiro, para Jornada Mundial da Juventude. Nos cinco dias de atividades, estrangeiros que estão região, participam de festas, encontros e reuniões preparados por paróquias e comunidades da Igreja Católica. Só em Campinas, quatro mil leitos foram disponibilizados para receber os turistas do exterior.

Escolas, universidades, salões paroquiais e casas de família são os alojamentos. A pedagoga Alice Miranda é uma das pessoas que se inscreveu para receber um peregrino. A francesa Marrie já está na residência de Alice, desde o sábado (13/07), tempo suficiente para que a campineira comemore a acolhida e comente a troca cultural entre elas. A alegria é compartilhada.

Ana Mucci também recebe um estrangeiro durante a Semana Missionária. No caso dela, o venezuelano Miguel. Esta não é a primeira vez que a família de Ana acolhe católicos para eventos da Igreja. Ela fala do significado da acolhida tem e da mensagem passada por Cristo.

Além das famílias que recebem os estrangeiros, outras instituições participam do recebimento. É o caso de colégios e da própria Pontifícia Universidade Católica de Campinas, que faz parte da Forania Coração de Maria, que reúne as paróquias da região leste do município. Nesta área serão acolhidos cerca de 400 peregrinos da Coreia do Sul e do Chile.

Durante toda a sexta-feira (19/07), atividades na Puc-Campinas serão voltadas a estes estrangeiros e também aos campineiros que vão participar da JMJ. Será rezada uma missa, além de atividades culturais e troca de experiência entre os participantes.

O padre João Batista, que é o coordenador da pastoral universitária, fala da importância do envolvimento de jovens em eventos como este. Ele destaca o momento histórico protagonizado pela juventude nas ruas de todo o país.

Para as atividades da Semana Missionária de Campinas, o papel das famílias acolhedoras e dos voluntários é de muita importância. Jefferson Silva que é o responsável pelo Comitê do evento na Arquidiocese de Campinas confirma esta necessidade. Durante os cinco dias de evento, as pessoas que quiserem ajudar podem procurar as paróquias.

O assessor de Comunicação da Arquidiocese de Campinas e padre da Igreja Santa Rita de Cássia, Rodrigo Flaibam, fala dos valores que são expressos pelas famílias e pelos voluntários das comunidades.

Oficialmente, a prefeitura de Campinas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, apoia a Semana Missionária. Os consulados preparam um protocolo. Nove países assinaram o documento e terão representantes no município: Itália, França, Espanha, Haiti, Argentina e Coreia do Sul.

Outras cidades da região também recebem os peregrinos. É caso de Paulínia, Hortolândia, Indaiatuba e Vinhedo. Além das nacionalidades oficiais dos consulados, jovens da Polinésia Francesa, Canadá, Peru, Paraguai, Filipinas, Venezuela e Chile participam da preparação. Na semana que vem, eles vão até o Rio de Janeiro, onde Papa Francisco será recebido pelos fiéis.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ler o blog. Agora deixe-me seu feedback.

sitemap: http://cdn.snapsitemap.com/sitemap/91851.xml.gz