terça-feira, 9 de outubro de 2012

Católicos X Evangélicos: Quem está com a razão?


O conflito entre essas religiões é antigo, mas atualmente é amistoso, debatido no campo das idéias, demonstrando a civilidade dos fiéis.
A Igreja Católica segundo a História foi fundada por Paulo, o décimo - terceiro apóstolo, em suas pregações no Império Romano.
A Igreja Evangélica é uma ramificação da religião Protestante, que se iniciou com o Monge Católico Martinho Lutero em 1517 na Alemanha. Atualmente porém tanto para católicos e evangélicos é consenso que o que deve nortear suas religiões é a bíblia. Para os estudiosos católicos não existem diferenças entre as duas religiões. O problema existe segundo muitos padres afirmam, com o povo em geral. O povo adora Maria, mãe de Jesus como uma Deusa, adora os santos, acende velas aos mortos, acredita no purgatório e acredita na cruz com o Cristo ainda crucificado. Os estudiosos católicos dizem que Maria deve ser apenas admirada e não venerada: "Não terás outros deuses diante de mim; Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Não te encurvarás a elas, nem as servirás... Deuteronômio 5; 7-9". Os estudiosos dizem também que os Santos não devem ser adorados. E nem os Santo sou Maria devem servir de mediadores entre Deus e os homens, mas sim devem ser admirados e imitados pelos exemplos de fé que deram: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14-6" e também "... Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás. Lucas 4-8". A palavra purgatório não aparece nenhuma vez na bíblia. E os mortos não recebem nem fazem orações, antes estão descansando aonde morreram esperando o Dia do Juízo: "E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as sua sobras. Apoc. 20-13”. Existe um consenso até entre os evangélicos quanto a situação de roupas diferenciadas e enriquecimento para fins não-religiosos de algumas de suas várias ramificações. Jesus condena o exibicionismo religioso, pois ele mesmo repreendeu os fariseus que desfigurávamos rostos e ficavam nas esquinas para dizerem que jejuavam. Quanto ao mal-usado dinheiro dos dízimos a bíblia fala o seguinte: "Mas certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da verdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram... Atos 5:1-11". Mas vemos atualmente várias tentativas de aproximação das duas religiões como o movimento carismático,que se assemelha muito a uma Igreja Evangélica. Este movimento teria se iniciado nos Estados Unidos quando dez jovens que buscavam o Espírito Santo foram batizados por Este. Acredito que a melhor forma de sabermos se estamos servindo a Deus como Ele quer é perguntar para Ele mesmo: Fazer uma oração sincera e perguntar isso-se Ele existir, como eu acredito que Ele existe, com certeza irá responder. A Igreja que está com a razão é aquela que está de acordo com a palavra de Deus, pois é por causa da bíblia é que as religiões Cristãs existem.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ler o blog. Agora deixe-me seu feedback.

sitemap: http://cdn.snapsitemap.com/sitemap/91851.xml.gz