quarta-feira, 3 de outubro de 2012

JMJ


A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja.

A Jornada Mundial da Juventude é uma festa da alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz.

“A Jornada Mundial da Juventude é um grande encontro de jovens de todo o mundo em torno ao Vigário de Cristo. É um meio evangelizador a mais da Igreja, que por meio dessas Jornadas continua anunciando a mensagem de Cristo aos jovens. A JMJ é um empenho evangelizador em que a Igreja manifesta sua constante solicitude pela juventude. Todos os jovens devem sentir-se atendidos pela Igreja, para isso, toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, deve sentir-se cada vez mais comprometida em nível mundial, a favor da juventude (...) para corresponder a suas expectativas, comunicando-lhes a certeza de Cristo, a verdade que é Cristo, o amor que é Cristo, mediante uma formação adequada, que é uma forma necessária e atualizada de evangelização” (João Paulo II, discurso ao Colégio Cardinalício, 20 de dezembro de 1985).


Expectativa JMJ em 2013

O Brasil vai experimentar uma Jornada Mundial da Juventude!!!

Era 21 de agosto, XXVI Jornada Mundial da Juventude, direto do Aeroporto Cuatro Vientos em Madri/Espanha, (2011), e o Papa Bento XVI finalizou a santa Missa dizendo: “Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, (nesta hora, o coração acelerou)… será o Rio de Janeiro!”. Pronto! O Brasil foi eleito sede do maior evento jovem do mundo!

Ouvir aquelas palavras, tão familiares a nós, brasileiros, ditas pelo Papa, me levaram a uma profunda emoção e a exprimir um grande louvor a Deus.  Eu vibrava na sala de casa, tudo no mais absoluto silêncio (não queira saber como isso é possível diante da explosão de alegria que eu sentia), afinal, o dia ainda não havia amanhecido e algumas irmãs da minha casa comunitária dormiam, foram acordando aos poucos. Logo, já não era só eu, nem éramos só nós ali acompanhando aquela transmissão, éramos um só coração em comunhão com milhões de jovens que compartilhavam o mesmo sentimento: somos igreja, fazemos parte de uma Igreja viva e jovem, pertencemos a Jesus Cristo e amamos o Papa!


Mas, o tempo passa rápido, e o que parecia tão distante, agora está mais perto do que nunca: estamos a um ano de contemplar a concretização daquelas palavras de Bento XVI na Base Aérea de Quatro Ventos: “… a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro!”. Não sei você, mas eu quero ver isso de perto!

E, se você acha que esta festa toda só começa dia 23 de Julho de 2013, data marcada para o início da JMJ no Brasil, saiba: o território brasileiro já foi contagiado pelo espírito da Jornada, por uma juventude que sabe a que rebanho pertence: “somos tua juventude, Benedicto!” Dá só uma olhada:  http://www.youtube.com/watch?v=H6eR1EwawOk

Agora é contagem regressiva!!! E, pra preparar este um ano que antecede a JMJ, o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 realizou um grande evento no último final de semana, 27, no Complexo do Maracanã, RJ. Durante o evento foi apresentado uma prévia do que será a JMJ no Brasil.

São muitas as atividades realizadas em todo o Brasil pra preparar a visita do Papa o ano que vem, mas eu te pergunto: como você tem se preparado? Afinal, esta chamada não exclui ninguém. Pelo contrário, é uma chamada sem fronteiras que engloba todos os jovens, sem distinção, que renova e reforça os laços entre a juventude, (JPII). E aí? Você vai ficar fora dessa?

Pode até ser que, como eu, você não saiba o que é participar de uma JMJ, ainda assim, não há como dizer que não compreende seu sentido que é “… sair ao encontro de Deus, que entrou na história do homem mediante o mistério pascal de Jesus Cristo… entrou de maneira irreversível. E quer encontrá-los antes, a vocês, jovens. E a cada um quer dizer: “Segue-me. Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. (João Paulo II, idealizador da Jornada Mundial da Juventude).

Mas, talvez, você também se pergunte: “porque eu sairia da minha casa para ir até o Rio de Janeiro?

O Papa Bento XVI responde: para “… mostrar ao mundo que a fé confere uma felicidade e uma alegria verdadeira, plena e duradoura. E se o modo de viver dos cristãos por vezes parece cansado e entediado, sede os primeiros a testemunhar o rosto jubiloso e feliz da fé. O Evangelho é a «boa nova» que Deus nos ama e que cada um de nós é importante para Ele. Mostrai ao mundo que é precisamente assim!”

Quer saber que experiência é possível fazer numa JMJ? “… Durante cada Jornada Mundial da Juventude fazemos a experiência de uma alegria intensa, a alegria da comunhão, a alegria de ser cristãos, a alegria da fé. É uma das características destes encontros” (BXVI).

Galera, o Papa já está com o coração no Brasil: “Agora já estamos orientados para o próximo encontro no Rio de Janeiro em 2013, que terá como tema «Ide, fazei discípulos de todas as nações!» (cf. Mt 28, 19)” (BXVI, 2012) Clique Aqui

Eu nunca estive em uma JMJ, mas trago em mim um profundo anseio de experienciar uma. E você? Que experiência vai querer fazer? A de acompanhar tudo pela tv ou a de quem arrumou as malas e colocou os pés na estrada pra poder contar pra todo mundo que esteve na maior concentração jovem do mundo? E, melhor ainda, com o Papa.
“Quando se encontra Cristo e se acolhe o seu Evangelho, a vida muda e somos estimulados a comunicar aos outros a própria experiência” (JPII, 2004). Qual será a sua?

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ler o blog. Agora deixe-me seu feedback.

sitemap: http://cdn.snapsitemap.com/sitemap/91851.xml.gz